quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
Agronegócios
A partir da década de 60, os negócios rurais passaram a ser realizados por especialistas, deixando de ser feitos pelos próprios fazendeiros, visando assim, o aumento dos lucros. Na década de 70, começaram a ser criados grandes conglomerados agroindustriais, sendo que, atualmente o agronegócio é de fato, um dos maiores responsáveis por toda a riqueza gerada no Brasil, fazendo necessário o surgimento de profissionais preparados para administrar esses agronegócios.
O profissional administrador de um agronegócio é responsável por coordenar, planejar e organizar tudo que se refere aos negócios rurais, visando o desenvolvimento rural sustentável, e conseqüentemente, o lucro. Esse profissional estabelece os serviços necessários no processo produtivo, define o quadro de funcionários, calcula os custos e a produtividade, buscando sempre a eficiência e eficácia de seus negócios.
O mercado está bastante favorável ao agronegócio, uma vez que essa atividade se tornou a principal fonte de riqueza para o país. As exportações brasileiras são de caráter predominantemente agropecuário, portanto administrar essa fatia de oportunidades é uma tarefa bastante necessária.
O curso visa à formação de profissionais aptos para desempenhar atividades gerenciais e empreendedoras em qualquer tipo de organização agroindustrial. É necessário ao administrador de agronegócios, ter habilidades técnicas, espírito empreendedor, visão sistêmica e uma postura ética.
O salário médio inicial de um administrador de agronegócios é de R$ 1.700. O curso de agronegócios dura 4 anos.
Instituições de ensino
Região Sudeste
Minas Gerais: UFV
São Paulo: Unicamp; CUML; UniPinhal
Região Centro-Oeste
Distrito Federal: UnB
Goiás: UEG
Mato Grosso: FITS; FACIDER
Região Norte
Roraima: UNESC
Conheça também o curso de graduação tecnológica em Agronegócios.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe sua comentário!!!